Biografia do Comandante do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea

O Tenente-Coronel de Administração Aeronáutica Gilberto Lopes Marques nasceu em 24 de outubro de 1974, na Figueira da Foz. É licenciado (pré-Bolonha) em Ciências Militares Aeronáuticas – Administração Aeronáutica pela Academia da Força Aérea e pós-graduado em Contabilidade Pública, Finanças Públicas e Gestão Orçamental, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.

Frequentou o Curso Básico de Comando, em 2005, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea e o Curso de Promoção a Oficial Superior, em 2010/2011, no Instituto Universitário Militar. Está habilitado com diversas formações na área da Contabilidade Pública e do Sistema Integrado de Gestão (SIG).

 Após ter ingressado no quadro de Administração Aeronáutica, foi colocado na Base Aérea n.º 5, onde desempenhou as funções de Chefe da Secção de Contabilidade e Orçamento e de Comandante da Esquadrilha de Administração Financeira.

No posto de Capitão, foi colocado no Serviço Administrativo e Financeiro, tendo desempenhado as funções de Consultor para a Área de Contabilidade Analítica no Projeto SIG e de Chefe da Secção de Contratos.

Enquanto Oficial Superior foi Contract Controller do Programa de Alienação de Aeronaves F-16 à Roménia, Comandante da Esquadra de Administração e Intendência da Base Aérea n.º 5 e Comandante da Esquadra de Administração e Intendência do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea. Tem vindo a desempenhar as funções de Chefe da Repartição de Gestão de Contratos e Processamento de Abonos no Serviço Administrativo e Financeiro.

Foi nomeado Chefe do Serviço Administrativo e Financeiro, Interino, em 8 de Julho de 2020, acumulando com as funções anteriores.


Na sua folha de serviço constam vários Louvores e Condecorações, nacionais e estrangeiras.

O Tenente-Coronel Gilberto Marques é casado e tem uma filha e um filho.

  COPYRIGHT © 2020 FAP - DCSI - WEBTEAM