Biografia do Comandante do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea

O Major, Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, Gonçalo Coimbra Fernandes Lavado, nasceu a 19 de janeiro de 1982, em Santarém.

Em maio de 2002, ingressou na Força Aérea e frequentou o Curso de Formação de Oficiais em Regime de Contrato, na especialidade de Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.

Após a frequência da formação inicial, em junho de 2003, ficou colocado nesse mesmo centro, onde desempenhou funções na Área de Formação Militar como comandante de várias esquadrilhas de alunos dos Curso de Formação de Oficiais - Regime de Contrato; Curso de Formação de Praças - Regime de Contrato; e Curso de Formação de Sargentos - Quadro Permanentes. Em acumulação ministrou formação de várias disciplinas militares.

No final de 2006, assumiu o comando da Esquadrilha de Manutenção de Material Eletrotécnico de Terra, função que desempenhou até ingressar no Curso de Licenciatura em Tecnologias Militares Aeronáuticas, especialidade Técnico de Manutenção de Material Eletrotécnico, em setembro de 2007.

Após concluir o curso para ingresso nos quadros permanentes, em fevereiro de 2011, é colocado na Base Aérea N.º 11, em Beja, onde assumiu funções como Comandante da Esquadrilha de Comunicações e Rádio-Ajudas.

Entre junho e julho de 2015, frequentou o Curso Básico de Comando no Centro de Estudos Aeronáuticos, em Sintra.

Em outubro de 2016, é promovido ao posto de Capitão.

No início de outubro de 2018, assumiu funções como Comandante da Esquadra de Manutenção de Material Eletrotécnico de Terra.

Em outubro de 2020, é colocado no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, onde desempenhou a função de Comandante da Esquadrilha de Apoio em acumulação com várias funções de chefia de gabinete e assessoria ao Comando.

Entre fevereiro e julho de 2023, frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar.

Após conclusão deste curso, é colocado na Base Aérea N.º 11 e assume funções como Comandante da Esquadra de Manutenção de Base, em outubro de 2023.

Foi promovido ao posto de Major em 23 de dezembro de 2023.

Ao longo da sua carreira, frequentou várias formações na área da engenharia de manutenção, segurança na manutenção na aviação, sistemas de telecomunicações, sistemas de rádio ajudas à navegação e sistemas RADAR.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Medalha de Mérito Militar de 3.ª classe, a Medalha de Mérito Aeronáutico de 3.ª classe e a Medalha de Prata de Comportamento Exemplar.

O Major Gonçalo Lavado é casado.

  COPYRIGHT © 2025 FAP - DCSI - WEBTEAM