Biografia do Comandante do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea

O Coronel António Manuel Bruno Antunes nasceu em Lisboa, em 14 de junho de 1974.

 

Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, perfil de Planeamento, Transportes e Gestão, em 2002.

Realizou o Estágio Técnico-Militar (Pós-Graduação), em Ciências Militares Aeronáuticas, Engenharia de Aeródromos, pela Academia da Força Aérea no ano letivo de 2002/03.

 

Em termos militares iniciou a sua carreira Laboratório de Solos e Pavimentos inicialmente nas funções de Responsável Técnico, entre 2004 e 2008 tendo nesse ano assumido a função de Chefe do Laboratório de Solos e Pavimentos, até final de 2011.

 

Entre 2012 e 2013 esteve em comissão de serviço na Direção Geral de Armamento e Infraestruturas da Defesa, como Técnico Superior ligado à implementação de projetos de infraestruturas NATO.

 

Frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no ano letivo 2013/14 regressando ao ramo para assumir funções na Direção de Infraestruturas, nomeadamente como Chefe da Secção de Pavimentos Aeronáuticos da Repartição de Projetos, entre 2014 e 2016; Chefe do Gabinete de Planeamento e Controlo, entre 2016 e 2017; Chefe da Repartição de Engenharia de Aeródromos, entre 2017 e 2021 e Chefe da Repartição de Obras da Direção de Infraestruturas, de 2021 até fevereiro de 2022.

 

Em fevereiro de 2022 é inicia uma comissão de serviço na Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional, assumindo as funções de Chefe da Divisão de Infraestruturas, função que desempenha até setembro de 2024.

 

Paralelemente, o Coronel António Antunes é nomeado, em dezembro de 2022, coordenador da Comissão-Técnica do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América.

 

Regressando à Força Aérea, no final da comissão de serviço, assume as funções de Chefe do Gabinete de Gestão de Projetos, Qualidade e Ambiente da Direção de Infraestruturas cabendo-lhe a tarefa de implementação alguns dos novos projetos de infraestruturas da Força Aérea.

 

Em 3 de novembro de 2025 toma posse como Diretor de Infraestruturas, Interino.

 

Ao longo da sua carreira manteve sempre um percurso ligado à formação tendo sido Co-orientador de diversas teses de mestrado na área dos pavimentos rodoviários e aeronáuticos.

 

Autor ou coautor de diversos trabalhos científicos, destacando-se:

“Gestão de Pavimentos Aeronáuticos”, 2005, apresentado nas IV Jornadas Luso-Brasileiras de Pavimentos Rodoviários, Pavimentos Sustentáveis, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (coautoria);

“Execution of concrete pavements with the fixed molds system - The experience of Portuguese Air Force”, 2010, apresentado no 11th International Symposium on Concrete Roads, EUPAVE, Sevilha;

“Um estudo da incorporação em misturas betuminosas de agregado siderúrgico inerte para a construção”, 2011, apresentado no XVI CILA – Congresso Ibero-Latinoamericano do Asfalto (coautoria);

“A Utilização do defletómetro de impacto ligeiro na previsão do comportamento de camadas de fundação de pavimentos; 2012, apresentado no 13º Congresso Nacional de Geotecnia; (coautoria);

“Aeródromo: constituição, construção e conservação”, 2019, Apresentação organizada pelo Departamento de Engenharia Civil do Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;

“Construção e conservação de aeródromos militares”, 2020, apresentação organizada pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico.

 

Ao longo da carreira recebeu diversos Louvores individuais tendo recebido as seguintes condecorações: Medalha de comportamento exemplar, grau cobre; Medalha de comportamento exemplar, grau prata; Medalha de mérito militar de 2.ª classe e Medalha de Serviços Distintos - grau prata.

 

O Coronel António Antunes é casado com Carla David e tem duas filhas.

 

  COPYRIGHT © 2025 FAP - DCSI - WEBTEAM