Biografia do Comandante do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea

O Major Piloto-Aviador António João da Costa e Silva Mendonça Ferreira nasceu em Vila Nova de Famalicão a 13 de fevereiro de 1986.

Ingressou na Academia da Força Aérea em 2004 no curso “Gaviões”, onde foi instrutor de planadores e licenciou-se em Ciências Militares Aeronáuticas.

Em dezembro de 2008 iniciou o tirocínio nos Estados Unidos da América, em Columbus, estado do Mississippi nas aeronaves T-6 Texan II e T-38C Talon.

Após ser brevetado em abril de 2010, foi colocado na Esquadra 103 – “Caracóis”, equipada com o sistema de armas Alpha-Jet. Aí efetuou o Curso de Qualificação na Aeronave seguido do Curso de Conversão de Pilotagem em Aviões de Combate e o Curso de Instrutor da Fase Avançada em Aviões a Reação.

Adquiriu a qualificação de comandante de parelha em voo e permaneceu como instrutor de Alpha-Jet até ao final da frota, no ano de 2018.

Frequentou o Curso Básico de Comando (CBC), no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA), em janeiro de 2014.

Em janeiro de 2018 foi colocado na Esquadra 504 – “Linces”, tendo terminado a sua qualificação operacional em Falcon 50 no mesmo ano.

Na Esquadra 504, desempenhou várias funções de solo e adquiriu todas as qualificações de bordo até instrutor, do sistema de armas Falcon 50 e 900.

Entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021 frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar.

No desempenho das suas funções na Esquadra 504, cumpriu as mais variadas missões de interesse público, tendo levado a Cruz de Cristo a 4 Continentes.

Foi promovido ao posto de Major no dia 1 de outubro de 2022.

Possui mais de 3000 horas de voo, nas mais variadas aeronaves militares, das quais mais de 2000 nas aeronaves Falcon. Possui os cursos de Segurança de Voo, Informações e Guerra Eletrónica, Curso de Formação de Formadores, "Crew Resource Management" e Curso de Introdução à Comunicação Social.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam a Medalha de Comportamento Exemplar Grau Prata.

Assumiu o comando da Esquadra 504 – “Linces” no dia 29 de julho de 2025.

O Major António Ferreira, é casado com a Mónica Ferreira e tem três filhos, o João, o Artur e o David.

  COPYRIGHT © 2025 FAP - DCSI - WEBTEAM